sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ferrari e McLaren


Ferrari e Mclaren, das equipes que atualmente estão no topo, são sem sombras de dúvidas, as equipes com o maior número de histórias para se contar na fórmula 1.

Ferrari desde 1950 na F-1, McLaren desde 1966.

Neste seleto grupo de equipes que tem historias enquadra-se a Williams, que há tempos não é sombra do que já foi no passado, e que para este blogueiro, ao contrário de muitos, que dizem que acaba com Montoya no começo dos anos 2000, acaba com o título mundial de 1997, de Villeneuve.

Enfim, tanto Ferrari, quanto McLaren tem algumas peculiaridades.

A Ferrari, dificilmente fará um time com dois pilotos competitivos, buscando o título, recentemente, 2008 e 2009, houve Kimi e Massa, antes disso, 1979 Schecketer e Villeneuve Pai, nesse intervalo de 30 anos, ou duplas pouco competitivas, Alesi e Berger, eternos segundo pilotos, ou duplas onde um era infinitamente melhor que o outro, nem preciso falar de Schumi e Rubinho, Schumi e Irvine, Schumi e Massa.

Por sua vez, a McLaren é o oposto da Ferrari, quanto mais competição dentro da equipe melhor, Lauda e Prost, Prost e Senna, Hakkinen e Coulthard, Kimi e Montoya, Alonso e Hamilton, Hamilton e Button, quem não se lembra da famosa chicane em Suzuka 1989.

Desde 2010 a Ferrari tem o melhor piloto da era pós Schumacher, Fernando Alonso, o mesmo que a McLaren anos antes havia demitido, exceção feita aos pilotos de ponta, como Button, Hamilton e Vettel, qualquer outro piloto é inferior ao nível técnico de Alonso atualmente, dentro da filosofia da equipe é importante que o outro piloto seja o protetor deste primeiro, que é de nível superior ao outro.



Engana-se, aquele que acha que na McLaren não existe jogo de equipe, apesar do acordo de competitividade, lembro inúmeras vezes que o Coulthard deixou o Hakkinen passar, porém é quando já uma diferença n pontuação entre os dois pilotos, que faz com que a McLaren opte para todo o apoio para um.

Deixo como fim, um vídeo da época em que não existia jogo de equipe na McLaren.


Nenhum comentário: