quarta-feira, 11 de abril de 2007

Outdoors saem de cena

Um dos assuntos do momento na Cosmopolita São Paulo Capital, é a lei que tira os outdoors de São Paulo, deixando de veicular qualquer tipo de propaganda visual pela metrópole.

O que é muito legal, pois de certa forma, é muito feio ver um monte de propaganda espalhada por lugares lindos de São Paulo, com essa lei tenho certeza de que descobriremos lugares lindos dessa metrópole, que tanto amamos, por mais que possamos odiá-la.

Por outro lado há na minha concepção um fator que poderia ser levado em consideração, por exemplo em grandes corredores tais como Marginal Tietê e Marginal Pinheiros, poderia haver ainda a veiculação de outdoors, chega até ser triste na minha opinião não ver mais tantos outdoors ao lado jockey clube como via antigamente indo à casa de minha avó, no bairro do Morumbi.

É lógico que ficará mais bonito sem tantos painéis, sem tantas luzes, é uma briga de cachorro grande, de um lado PREFEITURA vs. Grandes Agencias de Publicidade, e eu tenho a certeza de que pelo menos perderemos algumas campanhas bacanas sem os outdoors, mas também há outras formas de propaganda, em Nova York, outra grande cidade Cosmopolita, também há essa lei, a saída foi pontos que emitem sinal bluetooth onde os celulares receberiam tais propagandas.

Portanto apesar de ser uma lei boa, é uma lei ruim, pois nos deixa privado de certas propagandas, lógico que muitas delas estão em revista e jornais né?! Mas mesmo assim, eles poderiam ter privados os grandes corredores dessa lei, deixando algum espaço livre nesses corredores para a publicação em outdoor. Eu concordo que um outdoor é bom, mas muito já são demais.

Gabriel Storoli Veraldi

Um comentário:

Guilherme Shunji Okazaki disse...

Bom, eu discordo plenamente. Diferente do que foi dito, o outdoor não foi uma implementação na cidade, o outdoor é mero fruto de uma necessidade que a vida na metropole criou, sendo assim, creio que faz parte da cultura de todas as metropoles, esta arte da comunicação. Porém, deixando isto de lado, eu acho um tremendo equivoco, uma ignorancia plena do poder publico ao abolir TODO tipo de midia exterior, por mais que os outdoors representem 60% de toda midia exterior, ainda existem muitas outras formas de comunicação que o poder publico proibiu com esta lei, como lixeiras e muitos outros. Além disso, eu acho uma tremenda falta de responsabilidade agir de tal forma, é como você tomar uma alta quantidade de remédio em um dia, quando se devia ter tomado durante um mes. Não é proibindo que se resolve tal caso, é com uma fiscalização correta que se resolve. Mais de 4 mil foram desempregados e dentro destes 4 mil, grande parte deles trabalhavam de forma honesta e correta e você me diz que uma falsa poluição visual ou a falta de fiscalização do governo pode justificar a retirada de toda midia exterior de cena?