segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fenômeno Canadense

O Canadá está parando, está nascendo uma estrela no mundo do tênis, seu nome Milos Raonic, os canais de esporte não param de falar nele, e ele não para de retribuir tal admiração do país com ele, depois de vencer semana passada o ATP 250 de San Jose, essa semana chegou a final do ATP 500 de Memphis, onde perdeu para o veterano Andy Roddick, num jogo de tirar o fôlego, com parciais de 7-6, 6-7 e 7-5, sendo o ultimo ponto do jogo lindo, demonstração de que Andy Roddick ainda não está morto.

Tive a oportunidade de assistir um jogo do Raonic, no Australian Open desse ano, e apesar de estar na época em por volta de 154 do ranking, os narradores da TSN (ESPN canadense) não paravam de comentar o crescimento desse garoto, de apenas 20 anos, sentiam que o menino iria longe, talvez por acompanhá-lo desde a base, o jogo que assisti ele acabou perdendo contra David Ferrer, nas oitavas de final.

Essas duas ultimas semanas, duas finais de ATP 250, um título e um vice, e seu ranking ainda não publicado até o encerramento do texto, provavelmente será entre 34 ou 37.

O jogo de Milos é um jogo bem rápido, troca de bola não me pareceu ser muito seu forte, é um sacador, no jogo de hoje contra Roddick colocou um saque de 150 mph, algo em torno de 240 kmh, ou seja, dificilmente vem uma resposta comprometedora, fazendo com que ele apenas “mate” o ponto após o saque, apesar que normalmente use um saque e voleio, mas além disso seu forehand e backhand é muito bem executado.

No ultimo jogo que vi dele, que foi contra Fernando Verdasco na final do ATP de San Jose, gostei muito do seu jogo, gosto de jogadores agressivos, “pentelhos”, mas há algo nele que terá de ser melhorado, gosta de tentar acabar logo com o ponto, lógico que ele ainda tem 20 anos, e seu técnico, Galo Blanco, melhorará isso, bem como sua cabeça.
Milos tem tudo para crescer e se tornar um Top Ten, vem jogando de igual para igual com grandes jogadores, como Roddick, Verdasco, entre outros.

Aqui no Canadá, quase todo parque tem quadras de tênis, campo de futebol (sim futebol), área pra futebol americano e pra baseball, ou seja, há um grande incentivo no esporte, pelo menos aqui em Vancouver, o que me leva a crer que essa crescente do Milos Raonic, levará muitas crianças a pratica do tênis nesses parques.

Espero mesmo que Milos se torne um top ten, não sei se esse ano, mas se manter essa constante, no máximo até o Australia Open de 2012, ele já estará no seleto grupo dos dez melhores, e com certeza esperarei por bom jogos dele contra os top ten.

- ALGUNS PONTOS IMPORTANTES:

O que está acontecendo aqui é comparado com Guga e Roland Garros 1997, um boom num esporte que poucos davam olhos, o que é ótimo se souberem aproveitar essa onda, como nós não o fizemos, aliás nós fizemos, muitas crianças, entre elas eu, começaram a jogar incentivado pelo fenômeno Guga, mas não depende só da gente.

Ao contrário do Brasil, a raquete aqui não é tão cara, cerca de 200 CAD (dólares canadenses) a raquete do Nadal, que no Brasil custa por volta de 700 reais, ou seja, mais pessoas tem acesso ao esporte, um pote de bolinha custa 3 dólares, enquanto pagamos cerca de 20 reais no Brasil, não é uma critica aos nossos preços, mas percebe-se que o fato de quadras em parques, preços mais baratos, trazem mais pessoas a pratica do esporte.

Segue um link da semi final de Memphis contra o Mardy Fish, vejam o que acham do jogo do Raonic:
Semi Final Memphis

Nenhum comentário: